SLALOM
Esqui Aquático e suas modalidades
O Esqui Aquático é um esporte realizado sobre a água onde o esquiador é puxado por uma corda presa em um barco. Esse esporte possui três modalidades principais reconhecidas mundialmente em competições:
Slalom
No slalom, o competidor tem os dois pés apoiados em apenas um esqui e deve fazer um zigue-zague contornando as boias da pista. Num campeonato, o que conta na prova de slalom é o número de vezes que o esquiador consegue completar a pista. O vencedor é o esquiador que conseguir passar o maior número de boias com o menor comprimento de corda. A cada corrida do percurso, o esquiador deve encurtar a corda para o próximo comprimento de corda. Este é o tipo mais popular de esqui aquático.
Truques
Na prova de truques, sobre um esqui, o atleta tem duas séries de 20 segundos para executar manobras que valem pontos. Os truques são figuras como giros e saltos feitos na água, com o manete nas mãos ou nos pés.
Saltos
No salto sobre rampa são utilizados dois esquis. O vencedor é quem salta mais longe e continua esquiando após a queda. Para medir a distância do salto são colocados três postos de observação. Em cada um desses, dois juízes observam o ponto onde o esquiador entra em contato com a água.

Tudo o que você precisa saber sobre Slalom profissional
O objetivo desta prova é contornar em zigue-zague as seis boias posicionadas de forma alternada, sendo três de cada lado do caminho do barco que puxa o esquiador em linha reta numa pista com 360 metros de comprimento.
As dificuldades impostas no slalom é o encurtamento da corda que puxa o esquiador de acordo com os tamanhos preestabelecidos.
Estes tamanhos começam a partir dos 18 metros de comprimento e diminuem gradativamente a cada volta completada para 16m, 14m, 13m, 12m, 11,25m, 10,75m, 10,25m e 9,75m.
As velocidades são rigorosamente controladas nas competições de Slalom das categorias adultas através de um piloto automático.
A velocidade na categoria profissional masculina é de 58km/h. A velocidade para categoria profissional feminina é de 55km/h. E para esquiadores acima de 35 anos e de categorias não profissional é de 55km/h ou abaixo.
O vencedor é o esquiador que conseguir completar o maior número de boias, uma vez que o grau de dificuldade é sempre maior a cada passada na pista, pois o cabo vai ficando mais curto.




Aulas & Prática
E se você é um entusiasta desse esporte, saiba que o CEAI é um centro dedicado exclusivamente ao esqui aquático, contando com infraestrutura homologada para competições, agendamento para aulas e prática de SLALOM.
Clique aqui para conhecer como funciona o agendamento para aulas ou prática de Slalom ou entre em contato conosco via whatsapp.